A CONSTITUIÇÃO HUMANA E A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA AQUISIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE ERICH FROMM

Denis Cotta Formiga

Resumo


O presente estudo se orienta pela elucidação dos conceitos teóricos do psicanalista e filósofo alemão Erich Fromm, no que tange a constituição humana e o processo de educação. Para Fromm, o processo educacional está intrinsecamente associado aos aspectos socioculturais, isto é, o indivíduo como um ser social é impacto pela cultura de sua sociedade. Para Fromm, o principal desafio do contexto educacional é o de proporcionar ao estudante um ambiente pautado pela autonomia e criatividade em contraste com uma sociedade que se fundamenta na alienação e aquisição. No que tange à metodologia, este estudo visa empreender uma leitura analítica das obras “Análise do homem”, “Ter ou Ser?” e “A revolução da esperança”, ambas de autoria de Erich Fromm. Como objetivo principal, este artigo visa elucidar as contribuições do pensamento frommiano no que se refere às possibilidades da construção de uma educação mais humanizada em meio a atual sociedade da aquisição.

Palavras-chave: Constituição humana; Educação; Sociedade da aquisição; Erich Fromm.

Palavras-chave


Constituição humana; Educação; Sociedade da aquisição; Erich Fromm.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n1/1516-7313-ciedu-23-01-0001.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FROMM, Erich. Análise do homem. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FROMM, Erich. A revolução da esperança: por uma tecnologia humanizada. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1984a.

FROMM, Erich. Da desobediência e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 1984b.

FROMM, Erich. O coração do homem: seu gênio para o bem e para o mal. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FROMM, Erich. Rever Freud: por uma outra abordagem em psicanálise. São Paulo: Loyola, 2013.

FROMM, Erich. Ter ou ser? 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

FUNK, Rainer. O caráter social: fazer com prazer o que a sociedade necessita. In: GNISS, Ralph Roman. Mudar a educação a partir do pensamento de Erich Fromm. Goiânia: Ed. da PUC Goiás: Kelps, 2011a. p. 47-76.

FUNK, Rainer. Educação entre ter e ser. In: GNISS, Ralph Roman. Mudar a educação a partir do pensamento de Erich Fromm. Goiânia: Ed. da PUC Goiás: Kelps, 2011b. p. 95-111.

GNISS, Emanuel. Uma noção dinâmica de caráter da pessoa segundo a psicologia de Erich Fromm. Grande Sinal: revista de espiritualidade, Rio de Janeiro, v. 50, n. 3, p. 319-343, 1996.

PEREIRA, Salézio Plácido. Consciência emocional. Interpretação das emoções e sentimentos: pessoa saudável. Santa Maria: ITPH, 2018.

QUEIROZ, Maria Inês Castanha de; MATHIAS, Ursula Anne. O conceito de força vital na obra de Edith Stein. In: MAHFOUD, Miguel. Psicologia com alma: a fenomenologia de Edith Stein. Belo Horizonte: Artesã, 2019. p. 87-113.

SILVA, Flaviany Ribeiro da; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão de literatura. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e157305, p.1-13, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1517-9702201703157305.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

VICENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma

escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.7239

Rodapé - Fragmentos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 03/12/2019)

Fonte: Google Analytics.