O PENSAMENTO FOUCAULTIANO E OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS PONDERAÇÕES

Daniella Couto Lôbo

Resumo


o presente artigo busca discutir reflexões sobre as possíveis contribuições do pensamento foucaultiano à educação. Dessa forma, primeiramente apresenta-se uma breve trajetória das pesquisas do filósofo que, com o tempo, passaram por mudanças, sendo reconhecidas em suas três fases: arqueologia, genealogia e ética. Busca-se também apresentar aspectos da fase genealógica, entendendo que é o momento em que o poder aparece em seus estudos. Neste contexto, a obra Vigiar e Punir (2013a) merece destaque. Foucault descreve vários arquivos sobre a história das penalidades e das instituições que perpetuaram práticas de punição, adestramento e controle. As instituições educativas enquanto espaço de formação também contribuíram para a constituição dos saberes de uma sociedade produtiva. A par dessas questões busca-se elucidar algumas aproximações dos estudos do filósofo aos discursos da educação que possuem um viés de liberdade na modernidade, mas que resultam na verdade em processos educativos que excluem, adestram e controlam.

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Palavras-chave


Educação; Discursos; Controle; Adestramento; Verdade

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.7358

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