AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Pollyanna Rosa Ribeiro, Laiz Ferreira Rego

Resumo


Este artigo busca mostrar a Linguística como componente indispensável para a formação do pedagogo, visto que o suporte desse campo científico oferece ampliação do repertório docente na superação das práticas tradicionais da aquisição da linguagem escrita e do ensino da língua portuguesa. Com mais de um século de existência, a Linguística hoje é constituída por áreas diversas que permitem aprofundar nos componentes da linguagem falada ou escrita. Sendo assim, são muitas as contribuições que esse campo científico nos traz ao se debruçar, sob diferentes prismas, ao que é muito caro ao trabalho do pedagogo: o texto.

Palavras-chave


Formação do pedagogo; Linguística; Alfabetização e Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

LIMA E SOUZA, Elizabeth Landi de. Caminho Suave e Pipoca: o alfabetizando como não sujeito do processo. In: BRAGGIO, Sílvia L. B. (org.). Contribuições da linguística para a alfabetização. Goiânia: Ed. da UFG, 1995. p. 11-42.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1995.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.7364

Rodapé - Fragmentos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 03/12/2019)

Fonte: Google Analytics.