A FORMAÇÃO DO HOMEM VIRTUOSO NO MÊNON DE PLATÃO

Silvana Bollis

Resumo


Este artigo investiga a questão do conhecimento, do saber, no diálogo Mênon e visa elucidar o que é pensar para Platão. Discute o conceito de prudência, phrónēsis, φρόνησις, ao buscar apreender o sentido da educação implícito na estrutura do diálogo demonstrando a relação intrínseca entre formação humana e virtude; paideía, παιδεία, e aretḗ, ἀρετή. Sustentaremos neste texto que Sócrates refuta toda ordem de pensamentos prontos, preconcebidos e instalados na certeza e que o Mênon é um convite ao questionamento do real, pois afirma o diálogo como possibilidade de conhecer, demonstrando seu propósito essencialmente ético e político pela tese da identidade entre saber e virtude.

Palavras-chave


Paideía; Formação; Aretḗ; Dialética; Conhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i2.7375

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