Revista Mosaico - Revista de História

Conteudo da Capa - Caminhos
A revista Mosaico é um periódico do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás que enfatiza, na grande área das ciências humanas, os estudos históricos e culturais, de forma interdisciplinar, para divulgação da produção científica e para o estabelecimento de intercâmbio com outras instituições locais, nacionais e internacionais. Publica em Fluxo Contínuo, em português, inglês e espanhol.

Mosaico magazine is a journal of the Postgraduate Program in History of PUC Goiás, which emphasizes, in the large area of human sciences, historical and cultural studies, in an interdisciplinary way, to disseminate scientific production and to establish exchange with other Local, national and international institutions. Publishes to Continuous Flow, in english, portuguese and spanish.

La Revista Mosaico es un periódico del Programa de Pos-Graduación en Historia da Pontificia Universidad Católica de Goiás, enfatiza en la gran área de las ciencias humanas, los estudios históricos y culturales, de forma interdisciplinar, para divulgación de la producción científica y para el intercambio con otras instituciones locales, nacionales e internacionales. Publica en flujo continuo en ingles, español y portugues.

  e-ISSN 1983-7801. Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3.


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Próximas Edições: PAISAGEM NA HISTÓRIA E PRÉ-HISTÓRIA

 
Chamada para envio de artigos para próximo dossiê!
V. 13, 2020

Org. Julio Cezar Rubin de Rubin/IGPA/PPGHIST/PUC Goiás e Marcos André Torres de Souza, Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Submissões até 30 de março de 2020
 
Publicado: 2019-05-31
 
Outras notícias...

v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira

Um dos muitos resultados da diáspora africana é a presença de reis negros nas Américas, representantes de grupos étnicos específicos, presentes no interior de quilombos e de irmandades católicas negras. Nessas irmandades também os reis negros se tornam referências daquilo que no Brasil, tempos depois, resulta nos festejos das Congadas. Os estudos das situações em que existiram esses reis nas Américas esclareceram como africanos e europeus interagiram no contexto da colonização americana sob um regime escravista criando novas perspectivas para se reescrever a história desse período dando voz a outros protagonistas do processo de construção da nação brasileira. O dossiê “Congadas: memória e tradição afro-brasileira” abordará estudos sobre a memória da Brasil escravocrata sob a perspectiva dos festejos que nasceram em terras brasileiras mas que tem raiz africana, festejos estes que devem ser entendidos também como espaço de resistência, e berço de ressignificações simbólicas que proporcionaram aos seus fiéis a possibilidade de se reafirmar enquanto africanos. Com ênfase nas irmandades negras, na Congada e nos vários desdobramentos que a mesma recebeu de acordo com cada região do país em que esse festejo é comemorado. Concebemos que discutir temas como este em uma perspectiva histórica é, acima de tudo, discorrer sobre memórias, tradições e religiosidade afrobrasileira. Assim, o presente dossiê visa fomentar discussões acerca do tema proposto presente em diferentes estados do Brasil, e convida autores a submeterem artigos que tratem dessa questão por meio de pesquisas de campo, etnográficas ou com vivência respaldada pelo meio acadêmico.

Sumário

Editorial

THAIS ALVES MARINHO
PDF
251-254

Apresentação / Presentation

Rosinalda Correa da Silva Simoni
PDF
255-260

Artigos de Dossiê / Dossier

Luan Filipe Coelho, Poliene Soares Bicalho
PDF
261-276
IGOR JUNQUEIRA CABRAL
PDF
277-285
Marco Antonio Fontes de Sá
PDF
286-302
Rosinalda Côrrea da Silva Simoni, Noeci Carvalho Messias
PDF
303-314
Cleber de Sousa Carvalho
PDF
315-327

Artigos Livres / Articles

Paula Nathaiane de Jesus da Silva
PDF
328-336
Rozeane Porto Diniz
PDF
337-351
Clecita Maria Moises
PDF
352-369
Sérgio Aguiar Montalvão
PDF
370-389

Resenhas / Reviews

Samuel Tolentino da Silva
PDF
390-393
Raimundo Carvalho Moura Filho
PDF
394-397